Indicações para o Dia Nacional dos Livros Infantis

Indicações para o Dia Nacional dos Livros Infantis

Eu sempre fui apaixonada por livros infantis e penso que cada vez mais precisamos aumentar a qualidade dos livros para as crianças, até mesmo com respeito à complexidade que as crianças possuem na sua percepção da realidade.

Fugindo um pouco de estereótipos de livros infantis, pedi a indicação da minha amiga @annaagostini94 no Instagram (super engajada nesse tema) para algumas ideias de livros infantis de boa qualidade!

  1. Pedro e Lua – Odilon Moraes

Este livro conta a história de um menino chamado Pedro, fascinado por pedras e pela Lua. Até que em um belo dia, Pedro tropeça em uma tartaruga e vira amigo dela, pois fica impressionado com a similaridade entre as pedras com a casco da tartaruga. Assim, ele a batiza de “Lua” e nasce uma grande amizade entre os dois.

2. Lá e Aqui – Carolina Moreira e Odilon Moraes

O livro fala sobre a separação dos pais, sob o olhar de uma criança. O tema é tratado de maneira muito delicada e mostra como essa experiência pode ser bastante positiva, mas sem deixar de lado o sofrimento inicial do momento da separação.

3. Aperte Aqui – Hervé Tullet

Este livro traz uma alusão ao universo eletrônico dos tablets e, por isso, é super interativo. O livro tem uma pegada de brincadeira, que começa com o convite para que aperte uma bola e vire a página. Assim que a bola é pressionada, como num passe de mágica, surgem mais bolas na página seguinte, conforme a página anterior foi pressionada.

4. Amoras – Emicida

Nesse planeta, Deus tem tanto nome diferente que, para facilitar, decidiu morar no brilho dos olhos da gente”

Este é um livro que eu li e achei muito bom. É bastante poético e trata da representatividade de meninas negras, enfatizando como o negro é lindo. Além de abordar esse tema muito bonito, ainda fala sobre várias religiões de maneira linda e com respeito às diferenças.

5. O Coração e a Garrafa – Oliver Jeffers

Este livro conta sobre a perda de uma pessoa próxima, nesse caso, a história de uma menina que perde o avô e, cheia de imaginação, decidiu guardar seu coração em uma garrafa. Todavia, chega um determinado momento em que esse coração precisa ser resgatado e é um livro sensível com lindas ilustrações.

6. Milhões de Gatos – Gág Wanda e Nathalia Matsumoto

Este livro premiadíssimo, lançado em 1928, conta a história de um herói que sai em busca do gato mais belo, sendo que este gato poderá trazer felicidade para o seu lar. Essa história traz diversas reflexões muito boas como a definição de beleza e se, de fato, ela traz felicidade.

7. Nós: uma Antologia de Literatura Indígena – Maurício Negro

Eu gosto muito desse livro e até fiz um post sobre ele no Instagram (@thereadingdog). É um livro que conta diversas histórias infantis de diferentes grupos indígenas do Brasil, como os Krenak, Guarani Mbyá, Taurepang e Maraguá. Os povos indígenas existem e resistem há muitos séculos e possuem um enorme conhecimento desprezado pela nossa sociedade eurocêntrica. Nesse sentido, acho que esse livro nos oferece uma perspectiva única de conexão com a natureza.

Meus contos prediletos são “Hariporia, A Origem do Açaí” e “Guaruguá, o Peixe-Boi dos Maraguá”.

8. O Menino Perfeito – Bernat Cormand

Este livro é de temática LGBTQ++ e conta a história de Daniel, um garoto perfeito que atende às expectativas de tudo e todos durante o dia. Entretanto, durante a noite, Daniel revela um grande segredo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.