Book Review: “A Volta ao Mundo em 80 Dias” de Jules Verne

Resenhas

“Why, you are a man of heart!” “Sometimes,” replied Phileas Fogg, quietly; “when I have time”.

VERNE, Jules. Four Novels. Canterbury Publishing House. Page 595.

“A volta ao mundo em 80 dias” foi o meu primeiro contato com as obras de Jules Verne e eu achei bastante interessante. É um livro de aventura bastante engraçado e matemático.

Eu odeio matemática (por isso virei advogada haha), mas ela foi um elemento essencial nesse livro e fez tudo parecer bem mais interessante (por incrível que pareça!).

A obra nos conta um pouco quando o monótomo Sr. Phileas Fogg, um homem inglês solitário, rico e altamente calculista, decide apostar com seus amigos do Reform Club que conseguiria dar a volta ao mundo em 80 dias por conta dos avanços tecnológicos da época. Tal assunto surge por conta de um roubo de £ 55.000,00 que ocorreu no Banco da Inglaterra, no qual o ladrão fugiu seu deixar rastros. Phileas acredita que o ladrão pode estar em qualquer lugar.

Ele e seus amigos travam uma aposta de £ 20.000,00 sendo que Phileas deve estar de volta ao Reform Club no dia 21 de dezembro de 1872. Sendo assim, Phileas parte o mais rápido possível para a viagem com o seu criado Jean Passepartout, um jovem francês recém contratado. O trajeto da viagem é o seguinte:

(1) De Londres – Para Suez (paquete e caminho-de-ferro) 7 dias / (2) De Suez – Para Bombaim (paquete) 13 dias / (3) De Bombaim – Para Calcutá (caminho-de-ferro) 3 dias / (4) De Calcutá – Para Hong Kong (paquete) 13 dias / (5) De Hong Kong – Para Yokohama (paquete) 6 dias / (6) De Yokohama – Para São Francisco (paquete) 22 dias / (7) De São Francisco – Para Nova Iorque (caminho-de-ferro) 7 dias / (8) De Nova Iorque – Para Londres (paquete e caminho-de-ferro) 9 dias.

Toda a viagem fica famosa e a Inglaterra inteira começa a torcer pelo Phileas. Todavia, durante o percurso, o detetive Fix suspeita que Phileas praticou o roubo e está de fato fugindo ao redor do mundo. Sendo assim, o detetive segue o inglês durante toda a viagem ao redor do mundo e tornou o livro ainda mais engraçado. Jean é super tonto e acaba fazendo amizade com o detetive e relevando segredos sobre seu chefe.

Não vou contar o fim do livro, pois ele é super emocionante e cheio de aventuras. O que mais gostei foi a oportunidade de descobrir mais sobre o Império Britânico e as peculiaridades das cidades nas quais eles viajaram, obviamente sob uma perspectiva eurocêntrica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.