5 Livros para aprimorar o Pensamento Crítico

5 Livros para aprimorar o Pensamento Crítico

Existem algumas obras de alta qualidade que valem serem lidas em qualquer momento na vida, seja no período do colégio, ou até depois da faculdade, pois promovem o pensamento crítico e fornecem uma maior bagagem cultural.

Todos os livros abaixo foram publicados no Instagram @thereadingdog (com as suas respectivas resenhas em inglês). Ainda, todos os títulos embaixo estão em formato de link para a compra direta no meu link especial para o site da Amazon.

  1. O sol é para todos

Esse livro incrível escrito pela Harper Lee está na lista obrigatória de leitura nas escolas de muitos estados no Estados Unidos. Acredito que esse livro tem uma lição muito boa para nos mostrar, pois ele retrata os problemas relacionados com o sistema de justiça, como o formato de julgamento de um tribunal do júri, bem como a maneira que esses problemas conversam com o racismo.

A história é contada por Scout, uma menina que vive em uma cidade fictícia chamada Maycomb, Alabama, durante o período da Grande Depressão nos Estados Unidos (1933-35). Não gostei muito do começo do livro, mas tudo faz sentido quando começa o julgamento de Tom Robinson, um rapaz negro acusado de estuprar uma mulher branca. No fim do livro, todos percebem que Tom é inocente, mas a justiça precisa ser feita e o livro nos mostra que ele acaba sendo julgado como culpado pelo simples fato de ser negro e estar em uma sociedade racista.

2. Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 de Ray Bradbury é um clássico e deveria sim se tornar uma leitura obrigatória de todas as escolas. Acho que esse livro conversa muito com a realidade que estamos vivendo agora, em especial, no que diz respeito ao excesso de informações que recebemos diariamente de todos os tipos de mídias.

A obra nos conta um pouco sobre uma sociedade futurista em que os livros se tornaram obsoletos e, logo depois, proibidos. O pensamento crítico e a reflexão são atos proibidos nessa sociedade. O foco da história é o bombeiro Guy Montag, pois os bombeiros são alienados a pensar que existem para queimar livros (logo, gerar fogo) e não apagar incêndios. Durante a leitura, também caímos em outro ponto que é o revisionismo na história.

3. A revolução dos bichos: Um conto de fadas

Estava demorando para começar a falar sobre o gênio George Orwell. “Revolução dos Bichos” é uma sátira política referente ao período Stalinista na Rússia soviética. Mas que é possível enquadrar em quase todas as ditaduras (passadas e atuais) no mundo. Há temas como manipulação da população, privilégios concentrados em uma classe dominante, bem como a criação de um inimigo em comum.

O livro conta a história de uma fazenda pequena e má administrada na Inglaterra. Os animais, cansados da situação em que viviam, resolveram fazer uma revolução em busca de uma sociedade mais justa e livre para os animais. Todavia, a revolução é traída e um porco chamado Napoleão assume a liderança da sociedade dos animais.

4. O povo contra a democracia: Por que nossa liberdade corre perigo e como salvá-la

Esse livro é bastante novo comparado aos demais e foi escrito por Yascha Mounk. Ele nos dá uma análise completa dos motivos pelos quais as pessoas desacreditam cada vez mais no modelo democrático e o movimento atual política da extrema-direita chegando ao poder em diversos países.

Ao meu ver, conseguimos aplicar a realidade retratada por Mounk nos Estados Unidos, Europa e parcialmente no Brasil.

5. O mundo assombrado pelos demônios

Esse livro incrível foi escrito pelo astrofísico Carl Sagan (amo!) e nos conta um pouco sobre o método científico e o pensamento crítico, em detrimento de explicações pseudocientíficas e místicas que tomam bastante espaço na mídia. Acredito que estamos em um momento muito parecido com o que o livro retrata, o que faz com que a sua leitura se torne indispensável.

Ainda, acho que o livro reflete em todo momento o amor que Sagan sente pela ciência.

2 thoughts on “5 Livros para aprimorar o Pensamento Crítico

  1. O Sol É Para Todos… sem palavras para este livro! Eu acho a Scout uma das melhores personagens já inventadas! Sobre A Revolução dos Bichos, confesso que peguei um pouco de trauma do filme. Dormi enquanto assistia e, para ser sincera, animais falantes são um problema para mim hahaha Ótimas indicações!

    Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.