5 Livros Curtos e Atemporais

5 Livros Curtos e Atemporais

Esse vai para quem procura uma uma leitura mais rápida e de alta qualidade. Selecionei alguns livros curtos que tenho em casa (considerei “curto” como menos de 200 páginas) para vocês conhecerem.

Todos os títulos abaixo estão com um link especial para a compra de cada um dos livros no site da Amazon.

1. O Homem de Areia (Contém um Conto)

Essa é uma história é perfeita para quem procura um livro mais ligado ao terror, com uma pegada bastante mórbida e assustadora. Ele é o primeiro conto do livro intitulado Die Nachtstücke (Noturnos) de E. T. A. Hoffmann, publicado em 1817.

A escrita do livro é feita no formato de cartas enviadas por Nathanael, um sujeito, no mínimo, desequilibrado. Quando era criança, seus pais diziam que se as crianças não fossem para a cama mais cedo, o Homem da Areia iria chegar para capturá-las (muito parecido com o nosso Bicho Papão). O Homem da Areia era um homem perverso que chegava quando as crianças não iam para a cama, jogava areia nos olhos delas, fazendo com que eles saltassem fora. Ele então colocava os olhos num saco e os levava para alimentar seus filhos na lua.

2. O estrangeiro

Esse livro é vencedor do Prêmio Nobel de Literatura e a obra mais famosa do escritor Albert Camus. O livro faz parte da “trilogia do absurdo” de Camus e está diretamente ligado com a filosofia existencialista. O livro conta sobre a trajetória de Meursault após a morte de sua mãe. Ele é um homem movido somente pelas experiências sensoriais e sem objetivos futuros, fazendo com que ele haja de maneira inconsequente.

Logo, Camus nos apresenta que o mundo não possui sentido, e que cabe aos humanos atribuirem algum valor a ele.

3. A Metamorfose – Edição Exclusiva Amazon

A Metamorfose (Die Verwandlung) é um livro escrito por Franz Kafka e publicado em 1915. É a obra mais estudada do autor e foi escrita em cerca de 20 dias. A história conta a história de Gregor Samsa, um caixeiro viajante, que sustenta a sua família e precisa pagar a dívida dos pais. Até que em um certo dia, Gregor Samsa acorda como um inseto enorme e nojento (ninguém disse que era uma barata haha). Como um inseto monstruoso, ele passa por diversos problemas, como rejeição de sua família.

4. Dos delitos e das penas: 48

Esse clássico de Cesare Beccaria foi publicado em 1764 e era uma crítica ao sentido dos métodos de punição feitos pelo Estado em face de indivíduos que cometiam delitos, como pena de morte e o uso da tortura como meio para obtenção de confissões e provas acusatórias. É um dos grandes primeiros marcos de algum direito com teor humanitário e foi um livro escrito muito a frente do seu tempo de maneira inovadora e revolucionária.

5. Histórias de Cronópios e de Famas

O livro foi escrito por Julio Cortázar, um dos mais importantes escritores latino-americanos, foi publicado em 1962 e trata de três tipos de personagens: (i) os cronópios, que são os personagens que não atribuem importância exagerada às coisas; (ii) os famas, que são totalmente o contrário dos cronópios; e as (iii) esperanças, que são as preguiçosas, desanimadas e sedentárias. É uma leitura leve e divertida, além do que nos faz relacionar com pessoas da nossa vida. Todos nós já conhecemos algum cronópio, famas e esperanças.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.